O Ano Novo já está muito perto! É hora de dizer “С новым годом!”  (Se pronuncia “S nó-vym gó-dam”) Feliz Ano Novo! Você quer saber como o Natal é celebrado na Rússia? Siga lendo e descubra o que acontece na Rússia durante os dias entre o final de dezembro a 14 de janeiro … é hora de Natal na Rússia!

Vamos começar com a 24 de dezembro… um dia normal

Como é isso? Os russos não comemoram o Natal ou o quê? Sim, é claro que eles comemoram o Natal, apenas fazem em um dia diferente. A breve explicação é que, no século XVI, foi inventado o um novo calendário (calendário gregoriano) foi inventado para substituir o antigo que tinha sido usado desde os tempos do Império Romano (calendário juliano). Esta mudança de calendários causou um pouco de caos, uma vez que nem todos os países adotaram o novo calendário simultaneamente.

Países ao redor do mundo adotaram esse novo cronograma gradualmente e causou u pouco de “movimento” nas datas, já que o 25 de dezembro de acordo com o calendário antigo, era o 7 de janeiro de acordo com o novo. Quando o governo russo adotou o calendário gregoriano (em 1918) a Igreja russa decidiu que não. Em outras palavras, o governo russo e a Igreja Ortodoxa Russa não compartilham o mesmo calendário. É por isso que atualmente, em 24 de dezembro é um dia normal na Rússia.

É 1 de Janeiro: Já é ano novo, assim que começa a queimar desejos!

Além de dizer “с новым годом” a todas as pessoas com quem você se encontra, há uma tradição de Ano Novo que traz boa sorte. Funciona assim: quando os sinos começam a anunciar o Ano Novo, durante aqueles poucos segundos, você tem que escrever um desejo sobre um pedaço de papel, queimá-lo, jogar as cinzas em um copo (com champanhe, vinho, cerveja, …) e beber tudo de uma vez! Você vai ter que fazer tudo isso em poucos segundos. Tal como acontece com todas as tradições, não importa se o seu desejo se torna realidade ou não, você só tem que fazê-lo. Portanto, se você está na Rússia, queime um desejo!

E quem traz presentes para as crianças?

arvore de natal na russia

Boa pergunta. Porque se você está na Rússia em 1 de janeiro provavelmente não verá nenhum presente, inclusive se você se comportou bem durante todo o ano. Tem que ter uma explicação para tudo isso!

Durante os tempos da União Soviética, não se celebrava as festas religiosas, mas as pessoas ainda queriam manter as tradições. É por isso que os russos continuaram com a ideia (que era uma tradição pagã antiga) de um homem velho que traz brinquedos para crianças. Então, basicamente, a Rússia criou seu próprio Papai Noel: Дед Мороз (vovô gelado), que vem com sua neta Снегурочка (Снег em russo significa “neve”). Se você se comportar bem durante o ano, você receberá um presente do vovô geada. Mas não no dia 25 de dezembro. Você vai ter o seu presente um par de dias mais tarde …

07 de janeiro: Dia de Natal na Rússia

Isso mesmo, você leu bem. O Natal na Rússia é 07 de janeiro. Tudo é por causa do problema com o movimento de dias do calendário Juliano para o calendário gregoriano. O dia é diferente, mas a tradição é a mesma:  ver a família, um grande jantar… e, é claro, presentes (do Vovô Gelo) agora se o Natal na Rússia é em janeiro, mas o Natal em todos os lugares é uma semana antes do Ano Novo…  Os russos celebram o Ano Novo duas vezes? A resposta é sim.

14 de janeiro: Velho Ano Novo. No entanto, outro motivo para comemorar

Como você pode ver, estamos falando de um país inteligente, cheio de pessoas inteligentes. Rússia celebra o Ano Novo de acordo com ambos os calendários. De acordo com o calendário juliano, o ano novo começa em 14 de janeiro. E aí está: uma nova celebração. A verdade é que 31 de dezembro é quando a grande celebração acontece. O Velho Ano Novo não é nada especial, embora tenham as reuniões de família.

Gostou da nossa curiosidade sobre este país tão interessante? Se tem alguma outra curiosidade para contar deixa um comentário!

Entre em Contato
Preencha o formulário e retornaremos o mais breve