A cidade natal de personalidades, como o filósofo Herbert Marcuse, o compositor Klaus Schulze, o cientista Alexandre Von Humboldt, entre vários outros personagens, é hoje considerada uma cidade cosmopolita, agitada, que recebe bem os visitantes e um dos principais pontos turísticos da Alemanha. 

Em uma excursão por Berlim, o visitante terá a oportunidade de observar como o passado pode mesclar-se com o presente, por meio de uma das suas principais características: “a arte de rua”.

Uma região que já foi considerada “A Cidade Musical” (basicamente nos anos 20 do século passado), hoje gaba-se de ser uma “galeria de arte ao ar livre”, onde grafiteiros, pintores, escultores, e um sem número de talentos das artes plásticas, expõem suas obras em muros e fachadas, sempre representando o que acontece no cenário político, artístico, religioso, e nas demais áreas da atualidade.

História, arte e cultura na capital alemã 

Uma excursão por Berlim, significa, antes de tudo, mergulhar numa história de quase 800 anos. A cidade formou-se da junção de duas antigas colônias: Cölln e Berlin (séc. XIII). No entanto, foi somente a partir do reinado de Fredrich Wilhelm (séc. XVII), que a cidade conheceu o seu apogeu após várias catástrofes, guerras e desastres naturais.

A partir do reinado de Frederich I, a cidade passou a ser considerada um pólo industrial da Prússia e a sede do reinado, iniciando uma história de supremacia política, cultural e econômica que resiste até os dias atuais.

Com a ascensão de Frederico (O Grande), alguns dos pontos turísticos mais importantes de Berlim começaram a ser construídos, com a inauguração de imponentes edifícios, palácios, além de inúmeras igrejas, cujo estilo arquitetônico se tornaria a cara de um país marcado, entre outras coisas, por terríveis equívocos políticos.

Alguns dos principais roteiros de turismo na Alemanha 

a) O Portão de Brademburgo- Um dos principais pontos turísticos de Berlim, e que não deve ficar de fora em uma excursão pela cidade, é um imenso portão que servia como a entrada da fortaleza construída em meados do séc. XVII em torno da cidade.

Hoje, cercado por lojas, museus, igrejas e monumentos, simboliza a união do povo alemão, sendo, por isso, um dos principais pontos a ser visitado durante uma excursão por Berlim.

b) A Filarmônica de Berlim- Outra experiência fundamental, quando se fala em turismo na Alemanha, é a Berlin Philharmonic, considerada a mais importante do mundo.

Com uma acústica impecável, apresentações deslumbrantes e um público reconhecidamente educado e com profundo respeito pela arte, configura-se como um dos principais pontos turísticos da cidade.

c) Berlin Zoo- Controvérsias à parte (por tratar-se de um local para o confinamento de animais), o Berlin Zoo é também uma das principais referências para o turismo na Alemanha.

Um ambiente onde podem ser admirados os mais raros e exóticos animais selvagens do planeta, e cuja principal característica é a enorme quantidade de filhotes que possui; o que demonstra uma oportuna preocupação com a reprodução de espécies em extinção.

 d) Memorial do Muro de Berlim- Aqui trata-se de uma parte viva da história da Alemanha, e que também não deve ser esquecida durante uma excursão por Berlim.

O local fica num trecho onde ainda pode ser vista uma parte do muro, e, com a ajuda de um guia, o visitante irá conhecer mais sobre o episódio da queda do muro, sua história e também algumas curiosidades. Poderá conhecer esta fascinante cidade com excursões com saída desde os Portos de Warnemünde ou Wismar.

E você? Tem algum local preferido nesta bela capital? Ou algum local que gostaria de conhecer? Pode contar-nos nos nossos comentários.

Entre em Contato
Preencha o formulário e retornaremos o mais breve